quarta-feira, 30 de abril de 2014

AULA DE SUBSTANTIVO COLETIVO PARA ASSISTIR COMO APOIO . ...BEIJOS. DIA 30 DE ABRIL. ( NOVIDADES , RESUMÃO DA AULA ) .




Olimpíada de Língua Portuguesa
        Escrevendo o Futuro ANO PASSADO MUITO TRABALHO FOI FEITO COM A PROFESSORA SONINHA AMADA POR TODOS.  O TRABALHO SOBRE POEMA QUE OCORREU EM 2013 FOI MARAVILHOSO E ESTE ANO IREMOS CONTINUAR POIS ESCREVI A SALA  NO CONCURSO DE POEMAS DA PREFEITURA .
 A PROFESSORA SONINHA EM 2013 FOI GIGANTE E TEVE UMA VISÃO DO FUTURO. BINGO ! ACERTOU EM CHEIO E ESTE TRABALHO QUE INICIOU EM 2013 NÃO PODE SER PERDIDO E POR ISSO IREMOS PARTICIPAR DAS OLIMPÍADAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. ESCREVENDO O FUTURO, ( POEMA QUE FALA SOBRE O BAIRRO ONDE VIVEMOS). ACREDITAMOS EM NOSSOS ALUNOS , NA CAPACIDADE DE TODOS E IREMOS EM AGOSTO REPRESENTAR O ANNA LAMBERGA  NAS OLIMPÍADAS.


MUDANDO DE ASSUNTO

DIA 30 DE ABRIL..... RESUMÃO.

QUARTA- FEIRA


AULA  DE LÍNGUA PORTUGUESA:

OBJETIVO: ANALISE E REFLEXÃO SOBRE A LÍNGUA E LINGUAGEM, RESPEITAR AS REGULARIDADES MORFOLÓGICAS, PARA DESENVOLVER A CAPACIDADE DE ESCREVER UM TEXTO UTILIZANDO O QUE FOI ESTUDADO INCENTIVANDO OS ALUNOS A PRODUZIREM TEXTOS DE AUTORIA PARTIDA DAS INFORMAÇÕES PESQUISADAS.

CONTEÚDO: SUBSTANTIVO PRIMITIVO E DERIVADO. SUBSTANTIVO COLETIVO.
ATIVIDADE: RODA DE CONVERSA SOBRE O ASSUNTO.
TRABALHO EM GRUPO.

ATIVIDADE: REALIZAÇÃO DE PESQUISA SOBRE OS TEMAS ESTUDADOS E REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE DE TABELA. DOS SUBSTANTIVOS. COMPARTILHAMENTO ENTRE OS GRUPOS E INTERVENÇÕES NECESSÁRIAS.
 ANOTAÇÕES SOBRE O ASSUNTO NO CADERNO.
DESENVOLVIMENTO: A SALA FOI DIVIDIDA EM três GRUPOS.
OS ALUNOS FORAM ORIENTADOS A ANOTAREM NO CADERNO SUAS OBSERVAÇÕES E O QUE ACHAREM INTERESSANTES PARA ESTUDO SOBRE O TEMA.

1-OS ALUNOS DISCUTIRAM SOBRE SUBSTANTIVO PRIMITIVO E DERIVADO. O PROFESSOR OBSERVOU OS GRUPOS E FEZ INTERVENÇÕES QUANDO PRECISO.  FOI FEITO UMA TABELA ONDE OS GRUPOS TERIAM QUE ANALISAR O PRIMITIVO OU DERIVADO DAS PALAVRAS, OS MESMO DISCUTIRAM, QUANDO PRECISO O PROFESSOR FEZ INTERVENÇÕES. APÓS UM DETERMINADO TEMPO. OS GRUPOS FORAM RESPONDENDO A TABELA NA LOUSA E EM CADA ITEM OS OUTROS DOIS GRUPOS FAZIAM INTERVENÇÕES DITANDO OUTRAS PALAVRAS.

2- FOI DADO A CADA GRUPO UMA FOLHA IMPRESSA COM SUBSTANTIVOS COLETIVOS. FOI FEITO EXPLICAÇÃO SOBRE O ASSUNTO, OS ALUNOS DERAM EXEMPLOS JUNTAMENTE CO O PROFESSOR.  FOI DADA UMA TABELA PARA OS ALUNOS ESCREVEREM PALAVRAS QUE INDICAM OS SUBSTANTIVOS COLETIVOS.  FOI COMBINADO DE um ALUNO DO GRUPO ESCREVER E OS DEMAIS PESQUISAREM. EM UM DETERMINADO MOMENTO, APÓS O TERMINO DA ATIVIDADE, CADA GRUPO FALAVA A PALAVRA QUE INDICAVA UM SUBSTANTIVO COLETIVO E OS DEMAIS COMPARTILHAVAM SE ACHARAM OUTRAS OU NÃO. ( NESTA ATIVIDADE FOI ORIENTADO QUE OS GRUPOS PODERIAM AUXILIAR UNS AOS OUTROS. NO MEIO DA ATIVIDADE O GRUPO A NOTOU A DIFICULDADE DO GRUPO C  E FOI AUXILIAR , POREM NESTE MOMENTO UM INTEGRANTE DO GRUPO C QUE ESTAVA COM DIFICULDADE  ACREDITOU QUE NÃO PRECISAVA FAZER MAIS A ATIVIDADE ,ONDE GEROU DISCUSSÃO ENTRE ELES E CHEGARAM EM UMA CONCLUSÃO QUE O ALUNO QUE NÃO QUERIA FAZER DEVERIA NÃO SER PONTUADO SEGUNDO ELES, NESTE MOMENTO INTERVI , CONVERSEI COM OS ALUNOS SOBRE A NECESSIDADE DE ENTRAREM EM UM ACORDO E QUE TODOS TEM O DIREITO E DEVER DE ESTUDAR.  ESTE ALUNO RETORNOU AS ATIVIDADES NORMAIS   NO GRUPO C).
 NO GRUPO B- TIVEMOS DESENTENDIMENTO NESTA SEGUNDA ATIVIDADE ENTRE DUAS INTEGRANTES QUE ESTAVAM PREOCUPADAS PARA TERMINAR A ATIVIDADE, INTERVI NO SENTIDO DE EXPLICAR QUE ERA PARA FAZER COM CALMA E QUE O ESCRIBA TAMBÉM PRECISAVA DE TEMPO PARA ANOTAR O QUE OS DEMAIS COLEGAS FALAVAM. O GRUPO RETORNOU A ATIVIDADE NORMALMENTE.
 GRUPO A-  ELES FORAM OS PRIMEIROS A TERMINAREM A ATIVIDADE, CONSEGUIRAM SE ORGANIZAR COM FACILIDADE.


  SUBSTANTIVO COLETIVO





HOJE NA AULA FOI PASSADO O QUE IREMOS ESTUDAR SEGUNDA  DIA 05 DE MAIO E TERÇA-FEIRA DIA 06 DE MAIO. AMANHÃ POSTO NO BLOG.
 
BEIJOS 

BOM  FINAL DE SEMANA.