sexta-feira, 16 de maio de 2014

Projeto BLOG NA SALA DE AULA como ferramenta de aprendizagem.


     Olá alunos do 5º ano!

Adorei a oportunidade de nos comunicarmos também fora da escola, porque isso amplia nosso convívio e facilita a aprendizagem.
Com certeza vocês são melhores em comunicação através da internet. Quantos de vocês falam com colegas e familiares usando os recursos da internet? Provavelmente a maioria já usou o Facebook para conversar, certo?

Então vamos aprender juntos a como usar esse blog para melhorar ainda mais a qualidade das aulas, melhorando a aprendizagem de vocês.

Profª Lucy – Projeto Interdisciplinar



 Aprendendo a aprender
Você conhece algum bebezinho? Talvez você tenha um irmão caçula, uma priminha, um vizinho que você conhece desde que nasceu, neste caso você deve ter percebido que as crianças recém-nascidas não sabem fazer muitas coisas. Elas apenas comem, dormem, choram, sujam as fraldas, enfim, realizam tarefas instintivas, ou seja, que fazem parte do seu instinto natural de sobrevivência, como comer, se elas não sugarem o leite podem morrer de fome, então seu instinto natural é mamar, isso não é preciso ensinar elas nascem sabendo.
Outras coisas as crianças vão aprendendo com o tempo, como pegar objetos, sorrir, falar, engatinhar e uma série de tarefas que você e eu já aprendemos. Mas nós seres humanos passamos a vida aprendendo, a realizar atividades específicas, a refletir sobre assuntos difíceis e até mesmo a viver determinados momentos felizes ou tristes, faz parte do ser humano a capacidade de aprender novas coisas.
É na escola que aprendemos os conhecimentos científicos e culturais construídos na nossa sociedade e por toda a humanidade ao longo do tempo. Mas isso não é fácil, aprender não é fácil, algumas coisas são mais fáceis, outras mais difíceis, e isso depende de muitas coisas, se gostamos do assunto, do professor, se nos dedicamos como necessário, se a explicação foi boa e etc.
Através desse blog criado pela Professora Andressa, esperamos que ele se torne uma ferramenta de aprendizagem, que ajude você a entender mais do que já sabe, a trabalhar melhor os assuntos que tem dúvidas e a descobrir formas de aprender aquelas coisas que você tem dificuldade.
Seja bem vindo, vamos juntos aprender a aprender de novas formas!



CALENDÁRIO PARA PRÓXIMA SEMANA DIAS 19 , 20, 21 DE MAIO.

CALENDÁRIO PARA PRÓXIMA SEMANA.

   DIA 19- SEGUNDA FEIRA CONCLUSÃO DO TRABALHO DE HISTORIA .
   TRABALHO  E ATIVIDADE AVALIATIVA DE CIÊNCIAS. ( CORPO HUMANO- SISTEMA NERVOSO E ORGÃOS DOS SENTIDOS )

DIA 20 TERÇA-FEIRA:       TRABALHO E ATIVIDADE AVALIATIVA DE MATEMÁTICA.( TABELA , GRÁFICO , CALENDÁRIO ,  AS QUATRO OPERAÇÕES  , EXPRESSÕES)

DIA 21 QUARTA- FEIRA :   TRABALHO E ATIVIDADE AVALIATIVA  DE PORTUGUÊS ( fABULA , SUBSTANTICO COLETIVO , RESUMO DE LENDA .

HISTORIA ( Trabalho sobre A ocupação do território e a Resistência de indígenas e negros escravizados no inicio do Brasil colonial. ).

Trabalho   sobre A ocupação do território e a resistência de indígenas e negros escravizados no inicio do Brasil colonial.
 Atividade feita em dupla , porém o trabalho final será individual.
 Questões descritivas , ilustração e analise.
 Estará disponível para os alunos material para pesquisa como dicionario e alguns livros para complementar o trabalho.
OBSERVAÇÃO : POR PROBLEMAS DE CONFIGURAÇÃO NO COMPUTADOR O PONTO DE INTERROGAÇÃO E ACENTOS NÃO SERÃO COLOCADOS.  

QUESTÕES:

 1- QUEM O REI DE PORTUGAL ENVIOU PARA O BRASIL PARA PROTEGER PARTE DA COSTA BRASILEIRA CONTRA OS INVASORES

2-   QUAL ERA O OBJETIVO DAS EXPEDIÇÕES BANDEIRAS

3-  PORQUE A CRIAÇÃO DE GADO FOI AOS POUCOS EMPURRADA PARA O INTERIOR DA REGIÃO NORDESTE

4- QUAL ERA A MISSÃO DOS JESUÍTAS

5- QUAL FOI A GRANDE CONTRIBUIÇÃO DOS TROPEIROS

6- PORQUE OS PORTUGUESES ESCRAVIZARAM OS ÍNDIOS E NEGROS

7- DESCREVA AS FORMAS DE RESISTÊNCIA CONTRA A ESCRAVIDÃO EMPREGADAS POR:

A) INDÍGENAS                                                        B) NEGROS


8- ATUALMENTE COMO SÃO AS COMUNIDADES QUILOMBOLAS, DESCREVA.

9- ANALISE A PLANTA DO QUILOMBO DE SÃO  GONÇALO.

A) QUAIS ESPAÇOS ERAM USADOS PARA OBTER ALIMENTO

B) O QUE GARANTIA A SEGURANÇA DO QUILOMBO CONTRA ATAQUES EXTERNOS.

10-  DESENHE:

     QUILOMBO ANTIGO                                               COMUNIDADE QUILOMBOLA ATUAL.