ABRIL
DIA 01:
CIÊNCIAS:
OBJETIVO
: LOCALIZAR OS ÓRGÃOS INTERNOS DO CORPO
HUMANO.
SISTEMA NERVOSO.
LIÇÃO DE
CASA:
RESPONDER
QUESTÕES DO LIVRO DIDÁTICO SOBRE O ASSUNTO .
DIA 03 QUINTA
HISTORIA:
OBJETIVO
:CONHECER E REGISTRAR COM MARCADORES DE TEMPO AS FORMAS DE GOVERNO DE SÃO PAULO
E BRASIL.
CONTEÚDO : A
OCUPAÇÃO DO TERRITÓRIO NO PERÍODO
COLONIAL.
DIA 04 : SEXTA FEIRA .
Português:
OBJETIVO : RELACIONAR O ROTEIRO DE LOCALIZAÇÃO A SITUAÇÃO COMUNICATIVA E AO
SUPORTE EM QUE CIRCULA ORIGINALMENTE.
CONTEÚDO :
ROTEIRO E MAPA.
ATIVIDADE : ATIVIDADE DE LEITURA DE ROTEIRO ESCOLAR , DOS PEQUENOS ,
DE FICÇÃO.
CADERNO DE APOIO E APRENDIZAGEM.
LIÇÃO DE
CASA : REFAZER UM ROTEIRO PARA O PASSEIO
AO ZOOLÓGICO .
DIA 07 SEGUNDA
MATEMÁTICA:
OBJETIVO: COMPREENDER
A LEITURA E A ESCRITA DE NÚMEROS ATE A CLASSE DOS BILHÕES.
CONTEÚDO:LEITURA
DE NÚMEROS , ORDEM E CLASSES.
ATIVIDADE : ATIVIDADES
ONDE OS ALUNOS PRECISAM LER E OBSERVAR
AS CLASSES E ORDENS NUMÉRICAS.
LIVRO DIDÁTICO.
LIÇÃO DE CASA:
ATIVIDADE
RELACIONADA AO ASSUNTO PARA REFORÇAR O ESTUDO.
DIA 08 TERÇA FEIRA
CIÊNCIAS:
OBJETIVO: CONTINUAÇÃO DA AULA DO DIA 01 LOCALIZAR OS ORGÃOS INTERNOS DO CORPO HUMANO.
CONTEÚDO :
SISTEMA NERVOSO.
LIÇÃO DE
CASA:
RESPONDER
QUESTÕES SOBRE O ASSUNTO .
RECURSOS:
ATIVIDADE
IMPRESSA, LIVRO DIDÁTICO .
DIA 09 QUARTA-feira
MATEMÁTICA :
OBJETIVO : RESOLVER ADIÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS POR MEIO DE ESTRATEGIAS PESSOAIS E DO USO DE
TÉCNICAS OPERATORIAS CONVENCIONAIS
.
CONTEÚDO :
OPERAÇÕES . SITUAÇÕES PROBLEMAS E CÁLCULOS ISOLADOS DE ADIÇÃO.
RECURSOS :
CADERNO DE APOIO.
LIÇÃO DE CASA .
SITUAÇÃO
PROBLEMAS PARA REFORÇO.
DIA 10
HISTORIA :
OBJETIVO :
ORGANIZAR A HISTORIA E SUAS RELAÇÕES POR MEIO DE TEXTO E DE LINHA DO TEMPO ,
DISCERNINDO ACONTECIMENTOS DE CURTA , MEDIA E LONGA DURAÇÃO.
CONTEÚDO : A
RESISTÊNCIA DOS NEGROS E ÍNDIOS ESCRAVIZADOS PELOS PORTUGUESES.
ATIVIDADE:
LEITURA DE TEXTO INFORMATIVO , RODA DE CONVERSA SOBRE O TEXTO E OS
CONHECIMENTOS DOS ALUNOS SOBRE O TEMA
GEOGRAFIA:
OBJETIVO :
CONHECER AS ORGANIZAÇÕES DOS ESPAÇOS
URBANOS E RURAIS.
CONTEÚDO: PAISAGEM RURAL E URBANO.
ATIVIDADE:
TEXTO INFORMATIVO COM INTERPRETAÇÃO E IMAGENS SOBRE O TEMA .
DIA 14 SEGUNDA
MATEMÁTICA:
OBJETIVO:OPERAÇÕES : RESOLVER MULTIPLICAÇÕES E DIVISÕES COM NÚMEROS NATURAIS , POR MEIO DE
ESTRATEGIAS PESSOAIS E DO USO DE TÉCNICAS OPERATÓRIA CONVENCIONAIS.
CONTEÚDO
: MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO.
ATIVIDADES:
CONTAS ISOLADAS , ATIVIDADE INDIVIDUAL.
DESENVOLVIMENTO : EXPLICAÇÃO , RODA DE CONVERSA ,
INTERVENÇÃO , ATIVIDADES INDIVIDUAIS ,
PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS COM COMPARTILHAMENTO DOS RESULTADOS .
RECURSOS:
ATIVIDADES IMPRESSA.
DIA 16 ABRIL QUARTA
PORTUGUÊS:
OBJETIVO: ANALISE E REFLEXÃO SOBRE A LINGUÁ E
LINGUAGEM, RESPEITAR AS REGULARIDADES MORFOLÓGICAS,RECUPERAR INFORMAÇÕES
EXPLICITAS DO TEXTO PARA DESENVOLVER A
CAPACIDADE DE ESCREVER UM TEXTO INFORMATIVO A PARTIR DE INFORMAÇÕES RETIRADAS
DA HISTORIA INCENTIVANDO OS ALUNOS A
PRODUZIREM TEXTOS DE AUTORIA PARTIDO DAS INFORMAÇÕES PESQUISADAS.
CONTEÚDO :
ALFABETO , SUBSTANTIVO PRIMITIVO
E DERIVADO.
TEXTO
INFORMATIVO SOBRE SANTOS DRUMOND COM QUESTÕES PARA PRODUÇÃO DE TEXTO
INFORMATIVO SOBRE O MESMO.
ATIVIDADES:
ALFABETO DE IMPRENSA E CURSIVO .
# LIÇÃO DE CASA
REVISAR O TEXTO ESCRITO .
DIA 17 QUINTA FESTA
PASCOA .
HISTORIA :
DATAS CO MEMORATIVAS.
ATIVIDADE
ILUSTRATIVA SOBRE A PASCOA.
ENTREGA DAS LEMBRANÇAS DA PASCOA. (
FESTINHA SIMBÓLICA )
DIA 22
CIÊNCIAS:
OBJETIVO : LOCALIZAR OS ORGÃO
INTERNOS DO CORPO HUMANO , RECONHECENDO AS RELAÇÕES ENTRE AS FUNÇÕES BIOLÓGICAS
E ENTRE ELAS E FATORES EMOCIONAIS ,
SOCIAIS E CULTURAIS.
CONTEÚDO : CORPO HUMANO : SISTEMA
NERVOSO.
ATIVIDADE : TEXTO INFORMATIVO SOBRE O
SISTEMA NERVOSO CENTRAL E PERIFÉRICO . RODA DE CONVERSA , ATIVIDADES
RELACIONADAS, COM PESQUISA E COMPARAÇÃO NO LIVRO DIDÁTICO.
PROJETO :
CICLO DA AGUA.
Dia 23
quarta feira.
Aula PENDENTE PARA POSTAR.
DIA 24 -04 QUINTA FEIRA
HISTORIA:
1 – Objetivo: IDENTIFICAR OS PRINCIPAIS
MOMENTOS DA HISTORIA E AS AÇÕES DOS SUJEITOS QUE ATUARAM : PORTUGUESES ,
ESCRAVOS , INDÍGENAS E AFRICANOS OU DE ORIGEM AFRICANA , IMIGRANTES ,
MIGRANTES.....
Conteúdo: TEXTO : POEMA : O AÇÚCAR
de GULLAR FERREIRA . TODA POESIA. 11 ED. RIO DE JANEIRO : JOSE OLIMPIO
2001 P. 165-166 COM INTERPRETAÇÃO DE TEXTO. LEITURA COMPARTILHADA E LEITURA
INDIVIDUAL.
#
os alunos com dificuldade , GRIFARAM NO TEXTO AS PALAVRAS CONHECIDAS E DEPOIS
leram o texto individualmente na mesa com o professor , grifaram o que conhecem
e trabalharam partes do texto.
ATIVIDADE: TEXTO : POEMA : O AÇUCAR
de GULLAR FERREIRA . TODA POESIA. 11 ED. RIO DE JANEIRO : JOSE OLIMPIO
2001 P. 165-166 COM INTERPRETAÇÃO DE TEXTO. LEITURA COMPARTILHADA E LEITURA
INDIVIDUAL.
#
os alunos com dificuldade leram o texto individualmente na mesa com o professor
, grifaram o que conhecem e trabalharam partes do texto.
2- Registro do acompanhamento:
LEITURA INDIVIDUAL DO TEXTO E DEPOIS LEITURA COMPARTILHADA. RODA DE
CONVERSA SOBRE O TEXTO. DISCUTIMOS CADA PARTE DO TEXTO PARA IDENTIFICAR
SEUS SIGNIFICADOS.
OS ALUNOS EM DUPLA FIZERAM A INTERPRETAÇÃO DE TEXTO.
# os alunos com dificuldade leram o texto
individualmente na mesa com o professor , grifaram o que conhecem e trabalharam
partes do texto.
( PARA ESTA AULA ESTAVA PROGRAMADO
ASSISTIR UM VIDEO , POREM A SALA DE MULTIMÍDIA ESTAVA COM IMPEDIMENTOS) DEVIDO
AOS ALUNOS TEREM ASSISTIDO OUTROS VÍDEOS EM SALA DE AULA COM O NOTEBOOK DO
PROFESSOR E NÃO TER UTILIZADO A SALA DE MULTIMÍDIA POR ESTAR COM UNIFORMES ,
LIVROS E MATERIAL ESCOLAR ,SURGIU A NECESSIDADE DE EXPLICAR O QUE ESTAVA
ACONTECENDO E OS MESMO RECLAMARAM O CONTINUO IMPEDIMENTO DA SALA DE MULTIMÍDIA
NO INICIO DO ANO) CONVERSAMOS E A SALA DECIDIU FAZER UM BLOG PARA SE COMUNICAR
.
FIZEMOS UM MAPEAMENTO NA SALA DE AULA ONDE A
MAIORIA DOS ALUNOS DISSERAM QUE TEM INTERNET EM CASA E OS QUE NÃO TEM INTERNET EM CASA FALARAM OS PONTOS DE
INTERNET GRATUITA QUE TEM PERTO DE CASA PARA USO DA POPULAÇÃO E SEGUNDO OS
MESMOS SÃO PRÓXIMOS E DE FÁCIL ACESSO. FOI FEITA UMA VOTAÇÃO DOS NOMES
SUGERIDOS O NOME DO BLOG FICOU COMO :SALA DOS NERDS.
4- Atividades para casa.
PARA OS ALUNOS COM DIFICULDADE: LER UMA LISTA DE
PALAVRAS QUE ESTA NO LIVRO , SOBRE O
TEMA.
OS DEMAIS ALUNOS IRIAM TERMINAR A ATIVIDADE EM CASA E PONTUAR AS DUVIDAS
QUE AINDA PERMANECERAM PARA COMPARTILHAR NA PRÓXIMA AULA.
5- Recursos utilizados.
LIVRO DIDÁTICO.
DIA 29-04 TERÇA- FEIRA.
AULA DE CIÊNCIAS:
DEVIDO AS DIFICULDADES ANTERIORMENTE JÁ DITAS E PARA QUE POSSAMOS TER
MAIS ACESSO AS INFORMAÇÕES QUE CIRCULAM NA SALA DE AULA FOI CRIADO UM BLOG DE
COMUNICAÇÃO PARA OS ALUNOS.
CONVERSAMOS SOBRE ESTE BLOG , FOMOS A SALA DE INFORMÁTICA E VISUALIZAMOS
O BLOG , POREM NOTAMOS QUE PRECISAMOS
FAZER ALGUMAS MODIFICAÇÕES. NO BLOG DE IMEDIATO COLOQUEI UMA DEFINIÇÃO
ACHADA NA INTERNET SOBRE O NOME DO BLOG , SALA DOS NERDS. ESSA DEFINIÇÃO FICOU
PARA QUE OS ALUNOS COMENTEM SOBRE O NOME ESCOLHIDO. TAMBÉM POSTAMOS 2 VÍDEOS
QUE JÁ FORAM TRABALHADOS ESTE ANO. SOBRE : O CICLO DA AGUA E HISTORIA DO BRASIL COLONIAL.
DEFINIMOS QUE O FORMATO DAS AULAS IRÃO MUDAR , ESTAMOS EM CONSTRUÇÃO ,
FALAMOS COM A PROFESSORA LUCY QUE SEMPRE
ESTA JUNTO CONOSCO E ABRAÇOU A IDEIA. POR ESTE MOTIVO HOJE NA AULA DE PROJETO DISCUTIMOS COMO FAZER ESTA CONEXÃO E
TRABALHARMOS JUNTOS RUMA A ESSA NOVA EMPREITADA COM OS ALUNOS. ESTAMOS EM O
PENSAMENTO POSITIVO ACREDITANDO QUE PODEMOS INOVAR , MUDAR OBTER MELHORES RESULTADOS
PARA UM ENSINO DE MELHOR QUALIDADE.