terça-feira, 29 de abril de 2014

RESUMÃO DE ABRIL , ( APENAS PARA COMEÇAR ) VAMOS DEVAGAR....... RSRSRS

ABRIL
DIA 01:

CIÊNCIAS:
OBJETIVO :  LOCALIZAR OS ÓRGÃOS INTERNOS DO CORPO HUMANO.
 SISTEMA NERVOSO.

LIÇÃO DE CASA:
RESPONDER QUESTÕES DO LIVRO DIDÁTICO SOBRE O ASSUNTO .


DIA 03 QUINTA
HISTORIA:

OBJETIVO :CONHECER E REGISTRAR COM MARCADORES DE TEMPO AS FORMAS DE GOVERNO DE SÃO PAULO E BRASIL.
CONTEÚDO : A OCUPAÇÃO DO TERRITÓRIO  NO PERÍODO COLONIAL.

DIA 04 : SEXTA FEIRA .
Português:
OBJETIVO : RELACIONAR O ROTEIRO  DE LOCALIZAÇÃO A SITUAÇÃO COMUNICATIVA E AO SUPORTE EM QUE CIRCULA ORIGINALMENTE.
CONTEÚDO : ROTEIRO E MAPA.
 ATIVIDADE : ATIVIDADE DE  LEITURA DE ROTEIRO ESCOLAR , DOS PEQUENOS , DE FICÇÃO.
 CADERNO DE APOIO E APRENDIZAGEM.
LIÇÃO DE CASA :  REFAZER UM ROTEIRO PARA O PASSEIO AO ZOOLÓGICO .

                                            DIA 07 SEGUNDA
MATEMÁTICA:

OBJETIVO: COMPREENDER A LEITURA E A ESCRITA DE NÚMEROS ATE A CLASSE DOS BILHÕES.
CONTEÚDO:LEITURA DE NÚMEROS , ORDEM E CLASSES.
ATIVIDADE : ATIVIDADES ONDE  OS ALUNOS PRECISAM LER E OBSERVAR AS CLASSES E ORDENS  NUMÉRICAS.

LIVRO DIDÁTICO.
LIÇÃO DE CASA:
ATIVIDADE RELACIONADA AO ASSUNTO PARA REFORÇAR O ESTUDO.

DIA 08 TERÇA FEIRA

CIÊNCIAS:
OBJETIVO: CONTINUAÇÃO DA AULA DO DIA 01  LOCALIZAR OS ORGÃOS  INTERNOS DO CORPO HUMANO.
CONTEÚDO : SISTEMA NERVOSO.

LIÇÃO DE CASA:
RESPONDER QUESTÕES  SOBRE O ASSUNTO .
RECURSOS:
ATIVIDADE IMPRESSA, LIVRO DIDÁTICO .

DIA 09 QUARTA-feira
MATEMÁTICA :
OBJETIVO : RESOLVER ADIÇÕES  COM NÚMEROS NATURAIS POR MEIO  DE ESTRATEGIAS PESSOAIS E DO USO DE TÉCNICAS  OPERATORIAS  CONVENCIONAIS  .
CONTEÚDO : OPERAÇÕES . SITUAÇÕES PROBLEMAS E CÁLCULOS ISOLADOS DE ADIÇÃO.
RECURSOS : CADERNO DE APOIO.

 LIÇÃO DE CASA .
SITUAÇÃO PROBLEMAS PARA REFORÇO.



DIA 10
HISTORIA :
OBJETIVO : ORGANIZAR A HISTORIA E SUAS RELAÇÕES POR MEIO DE TEXTO E DE LINHA DO TEMPO , DISCERNINDO ACONTECIMENTOS DE CURTA , MEDIA E LONGA DURAÇÃO.
CONTEÚDO : A RESISTÊNCIA DOS NEGROS E ÍNDIOS ESCRAVIZADOS PELOS PORTUGUESES.
ATIVIDADE: LEITURA DE TEXTO INFORMATIVO , RODA DE CONVERSA SOBRE O TEXTO E OS CONHECIMENTOS DOS ALUNOS SOBRE O TEMA


GEOGRAFIA:
OBJETIVO :
CONHECER AS ORGANIZAÇÕES DOS ESPAÇOS URBANOS E RURAIS.
CONTEÚDO:  PAISAGEM RURAL E URBANO.
ATIVIDADE: TEXTO INFORMATIVO COM INTERPRETAÇÃO E IMAGENS SOBRE O TEMA .


DIA 14 SEGUNDA
MATEMÁTICA:
OBJETIVO:OPERAÇÕES  : RESOLVER MULTIPLICAÇÕES E DIVISÕES  COM NÚMEROS NATURAIS , POR MEIO DE ESTRATEGIAS PESSOAIS E DO USO DE TÉCNICAS OPERATÓRIA CONVENCIONAIS.
CONTEÚDO :  MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO.
ATIVIDADES: CONTAS ISOLADAS , ATIVIDADE INDIVIDUAL.
DESENVOLVIMENTO : EXPLICAÇÃO , RODA DE CONVERSA , INTERVENÇÃO , ATIVIDADES INDIVIDUAIS  , PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS COM COMPARTILHAMENTO DOS RESULTADOS .
RECURSOS:
ATIVIDADES IMPRESSA.

DIA  16 ABRIL QUARTA
PORTUGUÊS:
OBJETIVO:  ANALISE E REFLEXÃO SOBRE A LINGUÁ E LINGUAGEM, RESPEITAR AS REGULARIDADES MORFOLÓGICAS,RECUPERAR INFORMAÇÕES EXPLICITAS DO TEXTO  PARA DESENVOLVER A CAPACIDADE DE ESCREVER UM TEXTO INFORMATIVO A PARTIR DE INFORMAÇÕES RETIRADAS DA HISTORIA  INCENTIVANDO OS ALUNOS A PRODUZIREM TEXTOS DE AUTORIA PARTIDO DAS INFORMAÇÕES PESQUISADAS.
  CONTEÚDO :   ALFABETO , SUBSTANTIVO  PRIMITIVO E DERIVADO.
TEXTO INFORMATIVO SOBRE SANTOS DRUMOND COM QUESTÕES PARA PRODUÇÃO DE TEXTO INFORMATIVO SOBRE O MESMO.
ATIVIDADES: ALFABETO DE IMPRENSA E CURSIVO .

# LIÇÃO DE CASA
REVISAR O TEXTO ESCRITO .


DIA 17 QUINTA FESTA PASCOA .
HISTORIA :
 DATAS CO MEMORATIVAS.
 ATIVIDADE ILUSTRATIVA SOBRE A PASCOA.
ENTREGA DAS LEMBRANÇAS DA PASCOA. ( FESTINHA SIMBÓLICA )

 DIA 22
CIÊNCIAS:
OBJETIVO : LOCALIZAR OS ORGÃO INTERNOS DO CORPO HUMANO , RECONHECENDO AS RELAÇÕES ENTRE AS FUNÇÕES BIOLÓGICAS E ENTRE ELAS E FATORES EMOCIONAIS  , SOCIAIS E CULTURAIS.
CONTEÚDO : CORPO HUMANO : SISTEMA NERVOSO.
ATIVIDADE : TEXTO INFORMATIVO SOBRE O SISTEMA NERVOSO CENTRAL E PERIFÉRICO . RODA DE CONVERSA , ATIVIDADES RELACIONADAS, COM PESQUISA E COMPARAÇÃO NO LIVRO DIDÁTICO.

PROJETO : CICLO DA AGUA.

Dia 23 quarta feira.

Aula PENDENTE PARA POSTAR.

 DIA 24 -04 QUINTA FEIRA

HISTORIA:

1 – Objetivo: IDENTIFICAR OS PRINCIPAIS MOMENTOS DA HISTORIA E AS AÇÕES DOS SUJEITOS QUE ATUARAM : PORTUGUESES , ESCRAVOS , INDÍGENAS E AFRICANOS OU DE ORIGEM AFRICANA , IMIGRANTES , MIGRANTES.....
Conteúdo:  TEXTO : POEMA :  O AÇÚCAR   de GULLAR FERREIRA . TODA POESIA. 11 ED. RIO DE JANEIRO : JOSE OLIMPIO 2001 P. 165-166 COM INTERPRETAÇÃO DE TEXTO. LEITURA COMPARTILHADA E LEITURA INDIVIDUAL.
 # os alunos com dificuldade , GRIFARAM NO TEXTO AS PALAVRAS CONHECIDAS E DEPOIS leram o texto individualmente na mesa com o professor , grifaram o que conhecem e trabalharam partes do texto.
ATIVIDADE: TEXTO : POEMA :  O AÇUCAR   de GULLAR FERREIRA . TODA POESIA. 11 ED. RIO DE JANEIRO : JOSE OLIMPIO 2001 P. 165-166 COM INTERPRETAÇÃO DE TEXTO. LEITURA COMPARTILHADA E LEITURA INDIVIDUAL.
 # os alunos com dificuldade leram o texto individualmente na mesa com o professor , grifaram o que conhecem e trabalharam partes do texto.


2- Registro do acompanhamento:
 LEITURA INDIVIDUAL DO TEXTO E DEPOIS LEITURA COMPARTILHADA. RODA DE CONVERSA SOBRE O TEXTO. DISCUTIMOS CADA PARTE DO TEXTO PARA IDENTIFICAR SEUS SIGNIFICADOS.
OS ALUNOS EM DUPLA FIZERAM A INTERPRETAÇÃO DE TEXTO.
# os alunos com dificuldade leram o texto individualmente na mesa com o professor , grifaram o que conhecem e trabalharam partes do texto.
( PARA ESTA AULA ESTAVA PROGRAMADO ASSISTIR UM VIDEO , POREM A SALA DE MULTIMÍDIA ESTAVA COM IMPEDIMENTOS) DEVIDO AOS ALUNOS TEREM ASSISTIDO OUTROS VÍDEOS EM SALA DE AULA COM O NOTEBOOK DO PROFESSOR E NÃO TER UTILIZADO A SALA DE MULTIMÍDIA POR ESTAR COM UNIFORMES , LIVROS E MATERIAL ESCOLAR ,SURGIU A NECESSIDADE DE EXPLICAR O QUE ESTAVA ACONTECENDO E OS MESMO RECLAMARAM O CONTINUO IMPEDIMENTO DA SALA DE MULTIMÍDIA NO INICIO DO ANO) CONVERSAMOS E A SALA DECIDIU FAZER UM BLOG PARA SE COMUNICAR .
 FIZEMOS UM MAPEAMENTO NA SALA DE AULA ONDE A MAIORIA DOS ALUNOS DISSERAM QUE TEM INTERNET EM CASA E OS QUE NÃO TEM  INTERNET EM CASA FALARAM OS PONTOS DE INTERNET GRATUITA QUE TEM PERTO DE CASA PARA USO DA POPULAÇÃO E SEGUNDO OS MESMOS SÃO PRÓXIMOS E DE FÁCIL ACESSO. FOI FEITA UMA VOTAÇÃO DOS NOMES SUGERIDOS O NOME DO BLOG FICOU COMO :SALA DOS NERDS.


4- Atividades para casa.
PARA OS ALUNOS COM DIFICULDADE: LER UMA LISTA DE PALAVRAS QUE ESTA  NO LIVRO , SOBRE O TEMA.
OS DEMAIS ALUNOS IRIAM TERMINAR A ATIVIDADE EM CASA E PONTUAR AS DUVIDAS QUE AINDA PERMANECERAM PARA COMPARTILHAR NA PRÓXIMA AULA.
5- Recursos utilizados.
LIVRO DIDÁTICO.

DIA 29-04 TERÇA- FEIRA.

AULA DE CIÊNCIAS:

DEVIDO AS DIFICULDADES  ANTERIORMENTE JÁ DITAS E PARA QUE POSSAMOS TER MAIS ACESSO AS INFORMAÇÕES QUE CIRCULAM NA SALA DE AULA FOI CRIADO UM BLOG DE COMUNICAÇÃO PARA OS ALUNOS.
CONVERSAMOS SOBRE ESTE BLOG , FOMOS A SALA DE INFORMÁTICA E VISUALIZAMOS O BLOG , POREM  NOTAMOS QUE PRECISAMOS FAZER ALGUMAS MODIFICAÇÕES.   NO BLOG DE IMEDIATO COLOQUEI UMA DEFINIÇÃO ACHADA NA INTERNET SOBRE O NOME DO BLOG , SALA DOS NERDS. ESSA DEFINIÇÃO FICOU PARA QUE OS ALUNOS COMENTEM SOBRE O NOME ESCOLHIDO. TAMBÉM POSTAMOS 2 VÍDEOS QUE JÁ FORAM TRABALHADOS ESTE ANO. SOBRE : O CICLO DA AGUA E HISTORIA DO BRASIL COLONIAL.
DEFINIMOS QUE O FORMATO DAS AULAS IRÃO MUDAR , ESTAMOS EM CONSTRUÇÃO , FALAMOS COM A PROFESSORA LUCY QUE  SEMPRE ESTA JUNTO CONOSCO E ABRAÇOU A IDEIA.  POR ESTE MOTIVO HOJE NA AULA DE PROJETO  DISCUTIMOS COMO FAZER ESTA CONEXÃO E TRABALHARMOS JUNTOS RUMA A ESSA NOVA EMPREITADA COM OS ALUNOS. ESTAMOS EM O PENSAMENTO POSITIVO ACREDITANDO QUE PODEMOS INOVAR , MUDAR OBTER MELHORES RESULTADOS PARA UM ENSINO DE MELHOR QUALIDADE.



Nenhum comentário:

Postar um comentário